sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Dicionário das Heranças Afro Brasileiras


 

ATABAQUE (ou Tabaque) é um instrumento de musical de percussão. Constitui-se de um tambor cilíndrico ou ligeiramente cônico, com uma das bocas coberta de couro de boi, veado ou bode.
    



    BERIMBAU é um instrumento de corda, de origem angolana. Este instrumento foi levado pelos escravos angolanos para o Brasil, onde é utilizado para acompanhar uma dança acrobática chamada capoeira.

    
    CAPOEIRA arte de lutar dentro da dança e de dançar dentro da luta.




    DROMEDÁRIO (Camelus dromedarius) é um mamífero nativo da região nordeste da África.


    ELEFANTE é um mamíferos de grande porte, do qual há três espécies no mundo atual, duas africanas  e uma asiática.

 
    FEIJOADA: a explicação popular mais difundida sobre a origem da feijoada é a de que os senhores – das fazendas de café, das minas de ouro e dos engenhos de açúcar – forneciam aos escravos os "restos" dos porcos, quando estes eram carneados. O cozimento desses ingredientes, com feijão e água, teria feito nascer a receita.
    GALINHA DA ANGOLA: é uma ave da ordem dos Galliformes, originária da África e introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses, que a trouxeram da África Ocidental.



    HIPOPÓTAMO: mamífero nativo da ilha de Madagascar.

    INHAME: herbácea trepadeira cultivada para o consumo de seus tubérculos na África.    




    JAVALI: é um mamífero de médio porte e corpo robusto. É a mais conhecida e a principal das espécies de porcos selvagens. Tem ampla distribuição geográfica, sendo nativo do Norte da África. É o antepassado a partir do qual evoluiu o atual porco doméstico.

    LEÃO: felino originário das savanas Africanas, é considerado o rei dos animais por estar no topo da cadeia alimentar. Os leõessão os felinos mais sociáveis do mundo: um grupo pode possuir até quarenta indivíduos, composto na maioria por fêmeas.


 
    Uma MÁSCARA é um ser que protege quem a carrega. Está destinada a captar a força vital que escapa de um ser humano ou de um animal, no momento de sua morte. A energia captada na máscara é controlada e posteriormente redistribuída em benefício da coletividade.


 
    NEGRO: termo utilizado para definir o grupo racial originário da África.


 
    ORIXÁ: deuses africanos, guardiões dos elementos da natureza.


    PILÃO: um utensílio culinário essencial na cozinha africana para moer alimentos.
QUILOMBO: local de refugio dos escravos, no Brasil.


    RAINHA GINGA: Rainha angola que lutava pela paz e pelo fim da escravidão.



 

    SAMBA: é um gênero musical, de onde deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil.Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba se transformou em símbolo de identidade nacional.

    TREVO: o trevo de três folhas e com flores amarelas, comum nos campos do Brasil, são originários do continente Africano.


    UVA: fruta cultivada no antigo Egito para a produção de vinho.


    VATAPÁ: prato tipico da culinaria baiana, influencia da culinária africana.


 
    XEQUERÊ: instrumento de percussão da África.

 
ZUMBI: herói negro que lutou pela liberdade dos escravos no Brasil. Morreu em 20 de novembro de 1695, em sua homenagem, nessa data é comemorado o Dia da Consciência Negra.

Dados coletados de diversos sites da internet. Em Novembro de 2010.
Por Caroline Feijó

Um comentário:

Lembre-se de deixar um recadinho!!